Por que utilizar a “pré-leitura” ? 

Olá, pessoal! No post de hoje, abordarei o conceito de pré-leitura e por que acredito que ela seja uma aliada no ensino da leitura musical. Ela pode ser utilizada com crianças e adultos e permite que os alunos já saiam tocando e se familiarizando com figuras musicais desde a primeira aula.

O que é a pré-leitura? 

A pré-leitura ou leitura fora do pentagrama é uma forma de leitura musical que utiliza figuras rítmicas, dedilhados e diferentes alturas para notar uma música sem o auxílio da pauta. Algumas podem ter os nomes das notas escritas dentro das figuras rítmicas também. Através dela, os alunos podem ler uma peça através do reconhecimento do direcionamento melódico e da duração rítmica. Geralmente, traz um diagrama mostrando o posicionamento das mãos. Notas para serem tocadas com a mão esquerda possuem haste para baixo e com a mão direita, haste para cima. É também possível tocar peças tanto nas teclas pretas quanto nas brancas. Muitos livros para iniciantes hoje em dia, tanto para crianças quanto para adultos, incorporam algumas páginas de pré-leitura, como por exemplo: Piano Adventures, Alfred’s Premier Piano, Hal Leonard Piano Lessons, Hal Leonard Aldult Piano.

Por que utilizar a pré-leitura com os alunos iniciantes?

A pré-leitura é uma ótima ferramenta para preparar os alunos para a leitura no pentagrama. Através dela, os alunos podem aprimorar a parte técnica, como a fôrma da mão, coordenação, peso do braço, gestos musicais, firmeza das falanges etc. utilizando uma leitura musical simplificada. Podem também firmar a pulsação e a leitura rítmica, tocar melodias conhecidas e explorar teclas pretas e brancas sem depender de aprofundamento teórico. Além disso, elementos musicais, como as dinâmicas e até articulações podem ser apresentadas e experimentadas sem depender de um conhecimento aprofundado da partitura, além de treinar o reconhecimento dos números dos dedos. O aluno também fica mais familiarizado com a leitura do contorno melódico e com a identificação de padrões, elementos essenciais para a leitura fluente na pauta. Assim, o aluno desenvolve a parte técnica, rítmica e musical e treina a visão para a leitura da partitura sem ser sobrecarregado com todos os elementos do pentagrama, e o progresso ocorre de forma mais sistemática e gradual. 

Peça do Livro Piano Adventures (Performance Book Primer)

Como utilizar a pré-leitura?

A pré-leitura pode ser utilizada desde a primeira aula, mas é importante apresentar as figuras rítmicas e praticá-las primeiro antes de passar a peça que será estudada, e também firmar os números dos dedos. Na hora de fazer a leitura da peça, é importante identificar a posição das mãos no teclado, quais notas serão tocadas com cada mão, se há partes semelhantes e realizar primeiro a leitura rítmica contando em voz alta. Gosto também de pedir os alunos que apontem para as notas e digam se elas sobem, descem ou ficam iguais, para eles firmarem a percepção do contorno melódico. Pode-se também pedir que digam os números dos dedos antes ou enquanto tocam para solidificar esse aspecto. Quanto ao repertório, é possível utilizar canções folclóricas que utilizam uma tessitura limitada, peças que utilizam teclas pretas e brancas, e também que se movimentam pelo teclado. Nesse momento de iniciação ao piano, gosto de combinar o ensino de peças de pré-leitura com o uso de peças por imitação para ajudar a despertar os sentidos do aluno e a percepção musical, além de desenvolver a parte técnica antes de iniciar a leitura do pentagrama. Além disso, durante esse período de pré-leitura, é importante firmar a identificação das notas no teclado, o que pode ser feito através de jogos e dizendo os nomes das notas antes de tocar, quando a peça está nas teclas brancas. 

Pontos negativos da pré-leitura

A pré-leitura deve ser utilizada por um tempo limitado, para não retardar muito a leitura na pauta.  Ela deve ser utilizada para introduzir as figuras rítmicas básicas, números dos dedos, elementos musicais (como dinâmicas), desenvolver a técnica básica e facilitar a compreensão do contorno melódico, o que auxiliará na leitura da partitura no pentagrama. Ela é uma ferramenta de introdução musical e deve ser usada com esse propósito, sem prolongar excessivamente a apresentação das notas na pauta, a não ser que o professor perceba que o aluno precise de mais reforço. Outro ponto que não gosto muito é quando os nomes das notas vem escritos nas figuras rítmicas. Acho que essa notação acaba fazendo com que os alunos olhem mais para as mãos para verificarem se estão tocando as notas corretas e eles não se atentam muito ao direcionamento melódico, pensando apenas em notas individuais. Também não gosto quando trazem dedilhados para todas as notas, pois, assim, os alunos só lêem os números dos dedos e não o contorno melódico. 

Você costuma utilizar a pré-leitura? Eu utilizo com meus alunos iniciantes e considero uma boa ferramenta para prepará-los para o entendimento da partitura, para explorar elementos musicais e focar no desenvolvimento técnico antes da leitura no pentagrama. Na lojinha, você encontra um kit de Leitura e Dedilhado, com uma atividade de pré-leitura para treinar a leitura do contorno melódico, graus conjuntos e saltinhos de terça (acesse o link aqui: https://pianolandia.com.br/lojinha/). Há também alguns arranjos de partituras em formato de pré-leitura na seção de Downloads, não deixe de conferir! Até mais!

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