Olá, pessoal! No post de hoje, trago dicas de materiais para auxiliar os professores a incorporarem atividades de composição nas aulas. Utilizar atividades criativas nas aulas involve os alunos no processo de aprendizado, estimula a imaginação, trabalha elementos técnicos e musicais e pode ser um importante fator motivacional. No entanto, muitos professores tem receio de realizar essas atividades, porque não tiveram essa experiência durante sua formação ou não sabem a melhor maneira de abordá-la. Por isso, hoje trago alguns recursos que podem guiar os professores e alunos nesse processo. Todos os materiais aqui apresentados estão disponíveis apenas em inglês, mas podem ser adquiridos no formato digital aqui no Brasil.
Piano Teacher’s Guide to Creative Composition (compre aqui): este livro traz dicas de como incorporar a composição utilizando apenas cinco minutos das aulas. Ele traz planos de aula para ajudar o professor a guiar o aluno ao longo de várias semanas no processo de composição. Traz ideias de como despertar o interesse do aluno em explorar os sons do instrumento, como mapear uma composição e como refiná-la. É um livro voltado para o professor se preparar para auxiliar os alunos a criar uma composição. Neste post, você encontra uma resenha completa sobre ele: https://pianolandia.com.br/material-para-composicao-piano-teachers-guide-to-creative-composition/
The Curious Case of Muttzart Mouse and Ratmaninoff (compre aqui): Este livro é voltado para crianças de 7 a 11 anos e aborda a composição de maneira lúdica. As crianças são guiadas ao longo de 12 semanas através de uma história a desenvolver sua composição. Sua missão é completar as páginas do caderno de composição Isabella que foi destruído e assim, elaborar suas peças musicais.
Creative Composition Toolbox (compre aqui): este material está dividido em seis volumes, do iniciante ao pré-avançado. Até pouco tempo, não estava disponível no Brasil, mas agora já possui a versão em PDF (obrigada seguidora Jéssica que descobriu a versão digital e me enviou o link!). Cada livro traz diferentes ferramentas de composição, que são aprendidas isoladamente em duas páginas: a primeira, traz uma peça-exemplo que demonstra a ferramenta e o aluno deve aprender a tocá-la. Na segunda página, o aluno deve criar sua própria peça que reflita a ferramenta aprendida. A segunda página traz instruções de composição, o início da nova peça e o número delimitado de compassos. Ao final de cada livro, o aluno deve criar sua própria peça do zero utilizando as ferramentas aprendidas ao longo do livro.
The Young Musician’s Guide to Songwriting (compre aqui): Este livro é voltado tanto para professores quanto para alunos e os guia em todas as etapas necessárias para criar uma canção: estrutura, letra, melodia, harmonia, ritmo, etc. Traz passo-a-passo para todas as etapas e exercícios para diferentes níveis. Antes de iniciar o processo de composição, a autora sugere exercícios de análise de diferentes canções para identificar os elementos que as compõem. É um livro com mais detalhes e aspectos teóricos que os anteriores, portanto, acho mais interessante para uso do professor ou um aluno mais experiente. Senti falta de alguns exemplos práticos, mostrando o desenvolvimento de uma composição, mas é um bom material para ajudar a compor na forma da canção popular.
Além desses materiais, você pode conferir mais dicas para incorporar atividades criativas nas aulas neste outro post: https://pianolandia.com.br/como-incorporar-atividades-criativas-nas-aulas-de-piano/
Por hoje, fico por aqui! Até a próxima!