Dica de Repertório: Three Little Negro Dances, de Florence Price

Olá a todos! No post de hoje, trago a dica de três peças para alunos intermediários da compositora norte-americana Florence Price. Elas exploram ritmos e carácteres da música negra dos Estados Unidos e são uma ótima opção para diversificar o repertório dos alunos e para trabalhar diferentes toques e elementos rítmicos.

Florence Price nasceu no estado do Arkansas, nos Estados Unidos, em 1887. Ela frequentou o New England Convervatory, um dos poucos que aceitava pessoas negras na época. Além de diversas peças para piano, canções e música para rádio, ela compôs quatro sinfonias e se tornou a primeira mulher negra dos EUA a ter uma composição executada por uma grande orquestra. Sua música tem influência da música gospel negra americana, assim como de Dvorak, Tchaikovsky e outros compositores românticos europeus. Ela faleceu no ano de 1953.

Suas Três Pequenas Danças Negras (Three Little Negro Dances) foram compostas em 1933, são animadas e possuem ritmos cativantes. São curtas, com duas páginas cada uma, e excelentes para explorar diferentes articulações. A seguir, farei uma breve análise de cada uma delas.

  • Hoe Cake: esta peça está em compasso 4/8, andamento Allegro Molto e tonalidade de dó maior. A primeira seção mantém um ostinato rítmico na mão esquerda em non legato, enquanto a mão direita executa uma melodia sincopada que utiliza legado, staccato e tenuto. A segunda seção traz terças e quartas paralelas na mão esquerda, enquanto a mão direita mantém o ritmo sincopado. A terceira seção traz o retorno da melodia da primeira, inicialmente na mão esquerda, e depois, na mão direita. O acompanhamento desta parte estimula o uso do movimento e rotação.
  • Rabbit Foot: O andamento desta dança é Allegretto, a indicação de compasso também está em 4/8, e a tonalidade é fá maior. A peça traz appoggiaturas na mão direita e acordes/ notas duplas no acompanhamento. Enquanto “Hoe Cake” não trazia muitos saltos, “Rabbit Foot” já inclui saltos no acompanhamento, demandando uma maior habilidade no movimento lateral pelo teclado. Ritmicamente, ela possui algumas síncopes e notas pontuadas. Há também a presença de arpejos e terças paralelas. A melodia possui alternância das articulações legado e staccato. 
  • Ticklin’ Toes: esta peça é a mais difícil do conjunto. Também possui compasso 4/8, está em dó maior e andamento Allegro Molto. A mão direita possui síncopes, acciaccaturas, acentos, staccatos e legatos. Na primeira e na terceira seções, a mão esquerda mantém um acompanhamento em colcheias no estilo “baixo+nota dupla,” e, na segunda, apresenta acordes. Esta peça apresenta uma pequena coda que atravessa o piano da região aguda à grave com um acelerando que fecha a obra com muita energia. É uma ótima opção para alunos que desejam tocar ragtimes de Scott Joplin, mas ainda não estão preparados para o desafio.

Estas Três Pequenas Danças Negras de Florence Price são peças pouco conhecidas, mas que merecem mais reconhecimento. Elas são animadas, divertidas de tocar, exploram ritmos variados e contrastes de dinâmicas e articulações. Valem à pena serem incluídas no repertório de alunos intermediários e estão disponíveis gratuitamente no IMSLP: https://imslp.org/wiki/3_Little_Negro_Dances_(Price%2C_Florence)

Ouça aqui a gravação do querido colega Ricardo Ponzenatto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *