Referência para Escolher Peças para Alunos Intermediários

Enquanto os alunos estão seguindo um método de piano, não é tão difícil identificar em qual nível eles estão e escolher peças complementares. Muitos métodos tem materiais suplementares e nivelados, e há também tabelas que comparam níveis de diferentes métodos. No entanto, quando saem do método e começam a tocar peças clássicas, a escolha de materiais fica mais difícil. Fica mais complicado escolher peças que se encaixem em um mesmo nível e encontrar uma progressão que seja confortável ao desenvolvimento técnico e musical do aluno. Muitas vezes, os professores acabam utilizando as mesmas músicas durante anos. Alguns recorrem a listas de repertório de conservatórios para ajudar na escolha.


Para ajudar nessa escolha de peças e adicionar mais variedade no repertório dos alunos, gostaria hoje de recomendar um livro da renomada pedagogia norte-americana Jane Magrath. É o livro “The Pianists Guide to Standard Teaching and Performance Literature.” Este é um guia muito abrangente que contém sugestões de repertórios de centenas de compositores eruditos do período Barroco ao século XX.

O livro é separado em quatro seções ( Barroco, Clássico, Romântico, e Século XX), e os compositores são organizados em ordem alfabética por sobrenome em cada seção. Magrath incluiu sugestões de peças solo que vão do nível de dificuldade 1 (correspondente ao nível de dificuldade do primeiro livro Mikrokosmos de Bartók) ao nível 10 (correspondente às Invenções a Três Vozes de Bach, à Sonata de Mozart K. 283, e às Sonatas op. 49 e 79 de Beethoven, por exemplo). Ela também incluiu pequenas descrições sobre os compositores e sobre as peças. Compositores brasileiros incluídos são Villa-Lobos, Octavio Pinto, Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, e Claudio Santoro.


Esse livro é realmente um recurso maravilhoso para ajudar na escolha de repertório erudito para os alunos do nível elementar ao início do avançado. Possui uma grande variedade de gêneros, incluindo sonatas, prelúdios, estudos, etc. e centenas de compositores de diversas partes do mundo. A autora não menciona todas as peças de cada compositor, mas a partir do que foi apresentado, você poderá avaliar outras peças de características e níveis de dificuldade semelhante. Infelizmente, ela inclui apenas um índice por nome do compositor, e não por nível de dificuldade.


Recomendo esse livro para professores de piano que queiram expandir o repertório dos alunos e conhecer novas peças didáticas. Ele também ajuda a sistematizar a escolha e o ensino do repertório, te auxiliando a fazer escolhas mais coerentes com o nível em que o aluno se encontra. Na Amazon Brazil (www.amazon.com.br), o e-book está saindo por R$125,51 hoje (o preço varia de acordo com o dólar….).


Veja essa amostra grátis: https://play.google.com/books/reader?id=2i6rycSPbtgC&printsec=frontcover&output=reader&hl=en&pg=GBS.PA10


Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *