Olá pessoal! Hoje vou discutir alguns dos benefícios que as aulas de piano em grupo podem trazer para os alunos e também alguns dos desafios dessa modalidade de ensino. Nos Estados Unidos, é comum aulas em grupos serem feitas em salas com vários teclados conectados que permitem aos alunos ouvirem o professor por meio de fones de ouvido e também ouvirem os colegas em pequenos grupos, caso o professor deseje. No entanto, é possível oferecer aulas em grupo tendo-se apenas um piano, ou teclados não conectados uns aos outros. É importante lembrar que na verdadeira aula em grupo todos os alunos estão ativamente envolvidos todo o tempo. É uma aula onde todos aprendem conjuntamente e não vários alunos que aprendem separadamente em pequenas aulas individuais (enquanto um estuda, o professor ensina o outro, por exemplo).
Para uma aula mais efetiva, o ideal é que os alunos tenham idades parecidas (no máximo um ano de diferença para crianças, por exemplo) e estejam no mesmo nível. As aulas de piano em grupo são mais em conta para os pais e também podem ajudar a aumentar a renda do professor. No entanto, elas demandam um maior planejamento e envolvimento do professor. É importante também saber que esse estilo de aula talvez não seja o ideal para alguns tipos de alunos, entre eles: alunos que vieram de outro professor e precisam de um trabalho personalizado, alunos que tem mais dificuldade e precisam de um ritmo de aula mais lento e atenção individual, e alunos mais sérios que estudam mais e podem evoluir mais rapidamente. Você já pensou em oferecer esse tipo de aula?
Algumas características importantes para o professor de piano em grupo:
- Organização.
- Ter um plano de aula detalhado e saber exatamente quais os objetivos de cada atividade.
- Ser claro e preciso ao dar explicações e demonstrações e saber explicar/trabalhar a mesma informação de diversas maneiras para atingir os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos.
- Usar o tempo de aula eficientemente, evitando que os alunos fiquem dispersos ao mover de uma atividade a outra.
- Saber balancear a atenção geral ao grupo e a atenção individual aos alunos.* Ser criativo e incorporar atividades variadas para manter o interesse e foco de diferentes tipos de alunos e manter os alunos motivados.
- Ser atento às necessidades de cada aluno, mas sempre envolver todos eles nas atividades.
Agora vamos às vantagens das aulas em grupo:
- Estimula e desenvolve a performance
- Desenvolve a audição crítica e expõe os alunos a um repertório mais variado quando eles tocam peças diferentes.
- Desenvolve o senso rítmico, pois os alunos tem oportunidade de tocar a mesma peça juntos, ou fazer duetos, trios, etc.
- Desenvolve as habilidades de comunicação, interação, cooperação, troca de experiências, socialização e trabalho em grupo.
- Os alunos podem inspirar, dar suporte e motivar uns aos outros, gerando mais entusiasmo.
- Os alunos percebem que não estão sozinhos nas dificuldades e, ao mesmo tempo, querem melhorar para contribuir para o desenvolvimento do grupo.
- É possível desenvolver atividades mais variadas e criativas, como jogos e atividades de colaboração entre alunos.
- O professor repetirá menos vezes o mesmo assunto.
Alguns desafios:
- Pode ser difícil encontrar alunos com aproximadamente a mesma idade e nível para formar um grupo eficiente.
- É importante ter mais de um grupo no mesmo nível para que alunos possam ser transferidos caso hajam desistências, conflitos de horários, etc.
- É mais difícil encontrar um horário em comum para todos.
- Alguns alunos podem não se preparar tão bem quanto fariam para uma aula individual.Portanto, é preciso lembrá-los da importância dos estudo e do papel de cada um no desenvolvimento do grupo.
- Caso o professor não esteja bem preparado, pode não dar a atenção necessária ao desenvolvimento técnico e artístico de cada aluno, deixando de focar na necessidade específica de cada um.
Quando bem planejadas, aulas em grupo contribuem muito para o sucesso dos alunos de piano e tornam as aulas mais divertidas. Além disso, estar envolvido com outros colegas pode ajudar na retenção de alunos nas aulas por mais tempo. Até breve!