Olá, pessoal! Hoje vou ensinar um jogo divertido que aprendi em uma conferência e que pode ser usado para reforçar diversos conceitos. O objetivo é agrupar três cartas do mesmo tipo. No baralho que disponibilizo no blog, os alunos devem agrupar a notação da tríade com seu nome e sua localização no teclado. Não incluí acordes enarmônicos (por exemplo, incluí ré bemol maior, mas não dó sustenido maior), mas se quiserem, me deixem uma mensagem que disponibilizo! No futuro, pretendo disponibilizar cartas com outros conceitos, como tonalidades, escalas, etc.
Material: baralho musical (clique no link ao final do artigo para baixar, ou vá à área de doanloads). A partir de semana que vem, apenas membros terão acesso ao baralho gratuito através da seção “Membros”), colheres (uma a menos que o número de jogadores. Por exemplo, se há oito jogadores, deve haver sete colheres).
Jogadores: pelo menos três, mas quanto mais, melhor!
Como jogar: O professor deve colocar as colheres no centro da mesa. Ele então embaralha as cartas e distribui três cartas para cada jogador (incluindo ele mesmo). O professor deve ficar com a pilha de cartas restantes a sua direita. Quando o professor dizer “passe,” todos os jogadores devem passar uma carta (que eles consideram que não utilizarão para formar as trincas) ao jogador a sua esquerda ao mesmo tempo e rapidamente. O jogador à direita do professor deve colocar sua carta em uma pilha de descarte. A cada nova rodada, o professor deve pegar uma nova carta da pilha de compra. Caso a pilha de compra termine antes que alguém faça uma trinca, deve-se embaralhar a pilha de descarte e utilizá-la como pilha de compra. A primeira pessoa a conseguir uma trinca (notação do acorde, seu nome, e seu diagrama do teclado) deve pegar uma colher do centro. Após isso, os outros jogadores devem imediatamente fazer o mesmo. Quem não conseguir pegar uma colher, perde. Nesse vídeo, em inglês, você pode ver uma demonstração: https://www.youtube.com/watch?v=AkHY6TBmOsw E, aí, gostou? Não deixe de baixar e divirta-se! Até mais!