Estágios da Aprendizagem Natural – Parte 2

Olá pessoal! Hoje volto com os outros dois estágios da aprendizagem natural.

Estágio 3 – Associação: nesse estágio, o aluno é capaz de responder corretamente em contextos mais difíceis. As atividades desse estágio envolvem a leitura à primeira vista e também a habilidade do aluno de desenvolver estratégias de estudo e praticar passagens mais difíceis com velocidade e precisão. Esse estágio não deve ser forcado, mas sim, deve acontecer naturalmente. As peças são mais longas, e os alunos devem estudar cada seção separadamente, e devem ser capazes de realizar cada etapa do estudo corretamente (estudo técnico, notas, ritmo…). Também é importante que os alunos pratiquem a leitura à primeira vista nesse estágio de associação. O professor deve providenciar diversos exercícios de poucos compassos que utilizem o material que está sendo aprendido. Ele pode também incluir alguns passos que auxiliem na leitura, dependendo do que está sendo praticado. Por exemplo, se for um novo ritmo: tocar e contar em voz alta lentamente, depois um pouco mais rápido e depois tocar sem contar em voz alta; ou se for um novo acidente: marcar o acidente, anotar o dedilhado para aquele acidente, tocar lentamente, e tocar a tempo, etc. O professor pode também fazer cartõezinhos de leitura à primeira vista com dois compassos, cada um com o material em estudo em um contexto diferente e, após o aluno tocar cada um separadamente, tentar tocar todos em sequência, sem parar.


Estágio 4: Generalização: este é o último estágio de aprendizado. Nessa etapa, o aluno não precisa mais utilizar o novo conceito consistentemente, pois o aprendizado já está sólido, e ele não irá esquecer o que aprendeu. Ele é capaz de responder ao novo material automaticamente. Se após algum tempo, ele não se lembrar do que aprendeu, é porque não alcançou esse estágio. Chronister lista três coisas que devem ocorrer para que o aluno alcance esse estágio: 1) o professor não deve passar materiais para o aluno estudar sozinho até que ele esteja preparado para realizar a tarefa em casa sem ajuda, 2) os pais devem estar envolvidos e devem garantir que o filho siga as etapas de estudo todos os dias, 3) o professor deve fazer com que o estudo do aluno seja algo divertido e bonito.


É importante conhecer os estágios de aprendizado para saber identificar quando o aluno está pronto para atividades mais complexas ou quando algo não foi totalmente aprendido e precisa ser reforçado. Saber em que estágio o aluno se encontra proporciona ao professor desenvolver atividades específicas para aquele estágio que ajudem a solidificar o conhecimento e evitem que o estudante cometa muitos erros e aprenda algo errado. Um dos pontos mais importantes é garantir que o aluno realize cada tarefa corretamente da primeira vez. Para isso, o professor deve ensinar o aluno a praticar em etapas pequenas, e que, em cada etapa, o aluno pense sobre o que está fazendo, permitindo a formação de bons hábitos.
Por hoje é só, até semana que vem!


Baseado em Chronister, R. “Stages of Learning,” em A Piano Teacher’s Legacy, edited by Edwards Darling, 29-46. Kingston: The Francis Clark Center for Keyboard Pedagogy, 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *