Olá, pessoal! No post de hoje trago a dica de uma coleção de peças didáticas voltadas a alunos de nível pré-intermediário e intermediário, no nível de peças do Pequeno Caderno de Anna Magdalena Bach e das Sonatinas de Clementi, por exemplo. É a coleção Enfantines, de Ernest Bloch, que contém dez peças.
Ernest Bloch nasceu na Suíça em 1880. Ele foi aluno de Émile Jacques-Dalcroze e do violinista Eugène Ysaÿe. Bloch foi professor do Conservatório de Geneva e, em 1920, tornou-se o primeiro diretor do Cleveland Institute of Music, nos Estados Unidos. Ele conseguiu a cidadania americana em 1924. Foi também diretor do Conservatório de Música de San Francisco, e professor na Universidade da Califórnia em Berkeley. Faleceu no estado de Oregon, nos EUA, em 1959.
Sua música possui influência judaica e pós-romântica, como os estilos de C. Debussy, G. Mahler, R. Strauss e M. Ravel. Muitas obras também exibem tendências neoclássicas, combinando formas antigas com técnicas composicionais do século XX.
Enfantines foi composta em 1923 para suas filhas e cada peça representa um momento da vida infantil. Oito peças foram dedicadas a professores do Cleveland Institute of Music e as outras duas a suas filhas. Algumas exibem características modais. Abaixo destaco algumas características de cada peça.
- Lullaby (Canção de Ninar): apresenta tema em modo eólio. Trabalha o toque legato nas duas mãos. Expressiva e com momentos de contraponto entre a mão direita e a mão esquerda. Em alguns momentos, a mão esquerda precisa segurar uma nota longa enquanto toca uma melodia sobre ela.
- Joyous Party (Festa Alegre): apresenta tema em modo dório. Possui mudanças de compasso e grande variedade de articulações, como legato de duas notas, diferentes acentos, portato e staccatos. Apresenta também nuances agógicas.
- With Mother (Com a mãe): peça expressiva, que demanda atenção ao legato e fraseado. Possui passagens em três vozes. Há trechos onde é necessária a troca de dedos em uma nota presa.
- Elves (Elfos): mais uma peça expressiva, construída com figurações arpejadas. É preciso controle sonoro para conectar o legato que passa de uma mão para a outra. Há também trechos com melodia na mão esquerda, que precisa ser evidenciada, e a mão direita precisa, em alguns momentos, projetar uma melodia ao mesmo tempo que executa arpejos na voz intermediária. Há também mudanças de clave e de compasso.
- Joyous March (Marcha Alegre): esta peça alterna os compassos de 4/4 e 3/4. Apresenta grande variedade de articulações, como legato de duas notas, legato, staccato, tenuto e diferentes acentos. Possui também muitos contrastes de dinâmica, nuances agógicas, mudanças de clave e vários acordes/notas duplas ou notas repetidas, incluindo passagens que necessitam de trocas de dedo. É preciso também timbrar as notas superiores dos acordes.
- Melody (Melodia): esta peça explora os modos eólio e lídio. A melodia expressiva aparece tanto na mão esquerda quanto na mão direita com um acompanhamento cordal. É preciso controle de fraseado e equilíbrio sonoro entre as mãos.
- Pastorale (Pastoral): explora o toque legato e dinâmicas suaves entre o pp e o mp. Apresenta nuances agógicas.
- Rainy Day (Dia Chuvoso): possui um ostinato que imita os pingos de chuva e que aparece tanto na mão direita quanto na mão esquerda. A melodia passa de uma mão para a outra. A mão esquerda possui trechos onde é preciso segurar uma nota no baixo e tocar outras notas na voz intermediária ao mesmo tempo. Possui diferentes articulações em cada mão.
- Teasing (Provocação): marcada por ritmos pontuados e um tema construído em quartas descendentes. Possui acentos deslocados. Também explora staccatos, legatos, legatos de duas notas, tenutos, e trecho com articulação diferente em cada mão. Há também nuances agógicas.
- Dream (Sonho): Explora o modo dório e sonoridades impressionistas. Possui um acompanhamento em acordes arpejados e a melodia aparece tanto na mão direita quanto na mão esquerda. Explora, principalmente, dinâmicas suaves. Há trechos em que a mão direita precisa cantar uma melodia enquanto executa arpejos e em que a mão esquerda precisa segurar um baixo enquanto toca uma melodia sobre ele. Há também passagens com cruzamentos de mãos.
É possível baixar a partitura aqui e escutar as gravações neste link.
Você ja conhecia essa coleção? O que achou? Deixe seu comentário! Até a próxima!
Gostei bastante dessas peças. Uma excelente opção para se trabalhar as sonoridades e características da música composta no século XX.
Que bom que gostou! São lindas mesmo e ótimas para variar e enriquecer o repertório dos alunos!