Olá, professores! Neste início de ano estamos recebendo muitos alunos novos, não é? Hoje, trarei algumas dicas de atividades que podem ser feitas na primeira aula. Focarei nas aulas para crianças, mas é possível usar abordagens semelhantes ou adaptadas com adultos. Acredito que, na primeira aula, não há necessidade de querer sobrecarregar o aluno com informações. Este é o momento para conhecê-lo e conquista-lo!
Na primeira aula com as crianças, gosto de focar em atividades lúdicas, em conhecer o piano, experimentar, e tocar, sem abordar ainda a leitura. É importante explorar os sons e iniciar a abordagem da técnica correta. Assim, uso bastante as peças por imitação e jogos didáticos. Dessa forma, eles saem da aula satisfeitos e tocando peças que soam mais complexas do que as que eles conseguiriam tocar se estivessem aprendendo a ler partitura nesse primeiro momento. Para mim, o mais importante é que o aluno já saia da primeira aula tocando algumas peças completas, e o ensino por imitação permite isso. Algumas das atividades que realizo são (não estão em ordem) :
- Postura: sempre começo trabalhando o correto posicionamento do corpo. Acho fundamental que eles fiquem atentos à postura correta e ao posicionamento adequado dos braços e mãos desde o início. Nessa etapa, gosto de utilizar o jogo “Detetives da Postura,” da professora Juliana Marin (https://julianamarinpiano.wixsite.com/auladepiano/product-page/postura). Nesse jogo, eles devem identificar o que está bom ou ruim na postura de diferentes pianistas. Gosto de usar também este pãozinho squishy para ajudar com a fôrma da mão: https://shopee.com.br/Brinquedo-SQUISHY-SIOPAO-Bola-De-STRESS-PAO-TIKTOK-De-Tendência-NEE-DOH-De-FIDGET-ANTI-i.433077968.10318194396?sp_atk=ae5583cc-9063-4a8c-b72c-a22f33a0f5f1&xptdk=ae5583cc-9063-4a8c-b72c-a22f33a0f5f1 .
- Número dos dedos: o número dos dedos também está entre os primeiros conceitos que trabalho com os alunos. Novamente, gosto de utilizar alguns jogos. Utilizo cartas com os números ou figuras dos dedos e os alunos devem mostrar/dizer qual o dedo apresentado e usar este dedo para apertar uma bolinha no Pop-it. Também gosto de utilizar jogo da memória e meu joguinho das Portas disponível na lojinha (kit Leitura e Dedilhado).
- Improvisação: para explorar diferentes sonoridades do piano, gosto de realizar atividades de improvisação. Os alunos devem improvisar nas teclas pretas, seguindo algumas instruções, enquanto eu toco um acompanhamento. Nessa etapa, gosto de utilizar o livro Create First Duet 1, de Forrest Kinney. Aqui, você encontra uma resenha sobre ele que fiz há alguns anos para o blog. Nessa atividade, os alunos podem experimentar grave e agudo, forte e piano, subir e descer, alternância de mãos, pedal, etc. mesmo sem ainda conhecerem esses conceitos.
- Ritmo: na primeira aula, também gosto de apresentar as primeiras figuras rítmicas que usaremos para a leitura fora do pentagrama, que geralmente inicio na segunda aula. Gosto de realizar várias atividades rítmicas e utilizo muito o material Rhythm Cups Explorations de Wendy Stevens. Assim, realizados leitura rítmica utilizando copos e os alunos adoram!
- Técnica: o primeiro elemento técnico que apresento é o peso do braço. Oriento os alunos a tocarem uma única nota no piano, deixando o braço “cair bem pesado.” Utilizo aqui, a atividade Lion Paw (Pata do Leão) do livro Piano Safari (https://www.youtube.com/watch?v=ivJikW7atD8 ).
- Repertório: aqui trabalhamos as peças por imitação. Gosto de utilizar peças que enfatizem a topografia do teclado e a movimentação por toda a sua extensão. Assim, começo por peças que utilizem grupos de duas e três teclas pretas. Utilizo, por exemplo, peças dos livros Amigos do Piano (Angelita Ribeiro e Maria Helena Lage), Divertimentos (Laura Longo), Piano Pérolas e Bichos da Terra, da Água e do Ar (Carla Reis e Liliana Botelho), Piano Safari (Julia Knerr e Katherine Fisher), Little Gems for Piano (Paula Dreyer), Palitos Chinos (Violeta Gainza). Nesse momento, é importante já chamar a atenção dos alunos para o reconhecimento dos padrões, posicionamento e movimentação das mãos e sonoridade.
- Leitura: como disse, não costumo iniciar a leitura de peças na primeira aula. No entanto, trabalho a leitura por contorno melódico sem figuras rítmicas. Utilizo uma atividade com bolinhas que sobem, descem, ficam iguais e algumas combinações desses movimentos. São apenas quatro notinhas de cada vez. Assim, os alunos podem ir se familiarizando com a leitura relativa por padrões.
A ordem das atividades pode ser organizada de modo a transferir as habilidades aprendidas para diferentes contextos e elas podem ser intercaladas para deixar a aula mais dinâmica. Quais atividades não podem faltar na sua primeira aula com um aluno iniciante? Deixe nos comentários! Até a próxima!