Olá, pessoal! Hoje trago uma pequena resenha do livro “Piano Teacher’s Guide to Creative Composition” de Carol Klose. O objetivo desse livro é auxiliar professores a incluir composição nas aulas dos alunos iniciantes, mesmo tendo pouco tempo disponível. A autora afirma que é possível realizar as atividades dedicando apenas cinco minutos de aula às atividades por um período de seis a oito semanas.
“Piano Teacher’s Guide to Creative Composition” é um livro curto e de leitura fácil. Ele possui cinco partes. Na primeira, “Laying the Groundwork for Creative Composition,” a autora apresenta informações sobre como iniciar o processo criativo. Ela oferece sugestões sobre tipos de composições (como peças inspiradas em emoções e experiências, peças baseadas em textos, peças baseadas em modelos já existentes, como danças, blues etc.) e sobre como introduzir os alunos à cada tipo. Ainda nessa parte, ela aborda atividades para preparar o aluno para ouvir ideias musicais diversas, além do tradicional, como técnicas expandidas, explorando as diferentes possibilidades do instrumento. Entrando em uma parte mais estrutural, ela fornece dicas de como preparar o aluno para construir frases no estilo “pergunta-resposta” e apresenta um guia para construção melódica. No final no capítulo, há respostas para perguntas que professores podem ter ao decidirem incluir composição nas aulas.
Na segunda parte, “Student’s Library of Compositional Tools,” Carol Klose fornece listas de materiais que podem ser explorados em uma composição, como formas, ritmo e compasso, notas, melodias, harmonias, efeitos especiais, carácter, etc. Também aborda termos que professores devem apresentar aos alunos. As listas são úteis como referência, mas aqui senti falta de uma abordagem mais explicativa e prática, sobre como abordar e explorar essas características com os alunos.
Na terceira parte, “Mapping a Composition,” a autora mostra como criar gráficos para auxiliar no mapeamento de uma composição. Pode-se anotar no gráfico os níveis de entusiasmo de cada seção ao longo da peça, as dinâmicas, tempo, carácter etc. Ela dá também exemplos de tarefas geradas a partir do gráfico.
A parte quatro, “Lesson Plans,” fornece planos de aula para incluir composição nas aulas e ajudar o aluno a desenvolver uma peça. Cada plano é dividido em três partes: objetivos, processos, e tarefas. Este capítulo é muito útil e os planos são bem práticos de por em prática sem usar muito tempo de aula.
A última seção, “Refining a Composition,” apresenta sugestões para aprimorar e finalizar uma peça, como utilizar variações no acompanhamento, harmonia, baixos, realizar transições, repetições, etc. Esta parte apresenta vários exemplos, o que facilita a compreensão.
Este livro é muito interessante para professores que desejam incluir a composição nas aulas, mas não tem muita experiência e acham difícil organizar as atividades com o tempo corrido das aulas. Carol oferece, de maneira sucinta, diversas dicas que ajudam os alunos desenvolverem a criatividade. Vale lembrar que este material não ensina o professor a compor, ele oferece ferramentas para serem usadas com os alunos iniciantes, abrindo o leque de recursos a serem explorados. Em alguns momentos, senti falta de alguns exemplos práticos para ajudar a clarificar o processo de composição com os alunos. No geral, é um guia prático que vale a pena conhecer e explorar. Pode ser adquirido, em inglês, na versão Kindle por R$ 53,82 (https://www.amazon.com.br/Piano-Teachers-Creative-Composition-English-ebook/dp/B00FJ6BXFQ/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=piano+teacher%27s+guide+to+creative+composition&qid=1614272173&sr=8-1)
Por hoje, fico por aqui. Até breve!