Olá a todos! Hoje, vou falar de um assunto essencial para a organização do professor e para uma boa fluência na aula, o plano da aula! A maneira de se construir um plano de aula é muito pessoal, e cada professor acaba desenvolvendo uma maneira própria de se organizar. Mas, neste post, trago algumas dicas que podem auxiliar na hora de organizar as atividades e também um PDF gratuito com um modelo que vai te ajudar a fazer um bom planejamento! Baixe clicando no link ao final do artigo ou acesse a aba “Downloads.”
Acho importante criar planos de aula detalhados, principalmente se você for um professor iniciante. Assim, você estará preparado para dar uma aula organizada e fluida e para se adaptar caso algo não ocorra como esperado durante a aula. À medida que você pegar prática e ficar mais confortável com o seu ritmo e o ritmo dos alunos, os planos podem ficar mais concisos.
O primeiro passo de um bom planejamento é estabelecer as metas e os objetivos. Para organizar as metas mensais/semestrais/anuais veja o post “Metas Musicais” neste link: https://pianolandia.com.br/metas-musicais/ e baixe o PDF gratuito! É preciso saber também quais são as metas/objetivos de cada aula e de cada atividade e eles devem estar claros no seu planejamento.
Além disso, considero que um dos pontos principais de uma boa organização é identificar quais áreas você gostaria de incluir em todas as aulas e quais podem ser intercaladas com outras, ou mescladas. Afinal de contas, é muito difícil incluir tudo em uma aula só, não é mesmo? Por exemplo, você pode decidir incluir repertório e técnica em todas as aulas e intercalar (ou mesclar) atividades de criatividade e teoria. Outro ponto fundamental é preparar uma variedade de atividades para manter as aulas dinâmicas e permitir que os alunos pratiquem os conceitos e habilidades em diferentes contextos.
Além disso, é bom estar sempre preparado caso a aula mova rapidamente e você precise incluir mais atividades. Por outro lado, se a aula tiver um ritmo mais lento, é preciso saber o que pode ficar para a próxima aula. Isso também facilita sua adaptação caso o aluno não tenha estudado, pois assim você poderá dar uma aula produtiva e que o motive a se dedicar aos estudos.
Outro ponto a se considerar para se adaptar na hora da aula é a linguagem corporal do aluno. Ela pode te dizer muito sobre quando o aluno está cansado de uma atividade, ou desmotivado, ou achando algo muito fácil ou muito difícil. Você precisará ser flexível, pois pode ser necessário passar mais rapidamente de uma atividade para outra ou demorar mais em algum ponto. Por isso, é sempre bom ser maleável e ter várias atividades preparadas.
Além disso, as atividades devem ser preparadas com cuidado e com propósito. Você deve saber POR QUE está fazendo determinada atividade. Qual é o objetivo? Como essa atividade pode ajudar meu aluno? O que ele precisa saber para realizá-la corretamente? O que pode gerar mais dificuldade? Quais são os resultados esperados? Como isso se aplicará a outros contextos? Todas essas são perguntas que devem ser levadas em conta na hora de organizar as tarefas. Além disso, uma atividade deve levar a outra de maneira orgânica, aprimorando e expandindo os conhecimentos e habilidades apresentados.
Além desses pontos, um bom plano de aula deve conter:
- Algo novo: um novo conceito, habilidade, exercício, repertório, etc.
- Preparação para novos conceitos e habilidades que serão utilizados futuramente.
- Atividades que preparem os alunos para estudarem sozinhos em casa.
- Reforço de novos conceitos e habilidades para garantir que o aluno compreendeu bem o que foi apresentado.
- Aprimoramento de habilidades/peças já em estudo: você deve separar um tempo para ouvir, diagnosticar e solucionar problemas em peças que estão em estudo.
É importante também que você faça anotações durante a aula para ajudar no planejamento da aula seguinte. Escreva onde o aluno teve dificuldade, se precisa de uma peça nova, se não teve tempo de realizar alguma atividade, se alguma atividade não funcionou bem, se precisa enviar lembrete para os pais, etc. O ideal seria prepararmos a aula seguinte assim que terminamos a aula da semana, mas sabemos que é muito difícil ter tempo entre os alunos! Dessa forma, essas anotações vão te ajudar a fazer um planejamento efetivo para a semana seguinte, sem esquecer nenhum ponto importante.
Como organizar as atividades na aula – Efeito da Posição em Série (Primazia e Recência)
O Efeito da Posição em Série é a tendência que temos de nos lembrarmos melhor do primeiro e do último item de uma série. O mesmo pode ser aplicados para aulas: alunos tendem a absorver e se lembrar melhor de informações apresentadas no início (efeito da primazia) e no final (efeito da recência) do que de informações apresentadas no meio de um episódio de aprendizado. O melhor momento para aprender coisas novas é, portanto, o início da aula e, em segundo lugar, o final. Dessa forma, o ideal é apresentarmos novas habilidades e conceitos nesses períodos e utilizarmos o período intermediário para a prática e para atividades que demandem menos esforço mental.
No entanto, quanto maior a aula, menores ficam os períodos favoráveis à retenção de aprendizado em relação ao período intermediário. Dessa forma, o melhor é dividir a aula em segmentos, ou ciclos, de aprendizado. O ideal é que cada ciclo tenha em média 20 minutos de duração. Por exemplo, os 10 primeiros minutos (primazia) podem ser usados para apresentar as informações/habilidades novas e importantes; os 3 minutos do meio podem ser usados em uma atividade prática que aplica o que foi ensinado, em um jogo didático ou uma atividade mais leve e divertida; e os últimos 7 minutos (recência) podem ser usados para apresentar uma nova habilidade ou fazer uma revisão/reforço. Depois, seguem-se mais poucos minutos intermediários e volta-se ao pico de aprendizado, e assim por diante. Variar o tipo de atividade é muito beneficial para os alunos e os ajuda a absorver melhor as lições, além de deixar as aulas mais dinâmicas. Aulas divididas dessa maneira são mais produtivas do que uma longa aula contínua.
Hoje, apresentei para vocês alguns pontos que considero importantes para se fazer um bom plano de aula. Como você faz seu planejamento? Adoraria saber! Por hoje, fico por aqui. Espero que tenham gostado do post!
Para saber mais sobre primazia e recência (em inglês):
https://dataworks-ed.com/blog/2014/08/the-primacyrecency-effect/#:~:text=The%20Primacy%2FRecency%20Effect%20is,information%20presented%20in%20the%20middle
http://www.lancsngfl.ac.uk/secondary/math/download/file/How%20the%20Brain%20Learns%20by%20David%20Sousa.pdf
https://www.verywellmind.com/understanding-the-primacy-effect-4685243