Olá, pessoal! No post de hoje, trago uma atividade que tenho realizado com meus alunos neste ano e que tem sido um sucesso! Como este ano teremos as Olimpíadas, resolvi fazer as Olimpíadas de Piano para promover a interação entre os alunos e também involver os pais nas atividades musicais. A cada 15 dias, lanço um desafio novo e os alunos devem gravar um vídeo para completá-lo. Para esses desafios, intercalo dois tipos de atividades. Uma delas é sempre sobre história da música, onde aproveito para apresentar a vida e a obra de uma compositora para os alunos (para isso, utilizo a coleção Mulheres na Música que criei no Google Slides e que pode ser adquirida aqui: https://forms.gle/M2DQQHMCMKVYBpqs7 ), convido os pais para participar, e os alunos devem gravar um vídeo falando o que acharam mais interessante sobre a compositora e qual foi a peça favorita. E na outra atividade, os alunos devem tocar uma peça de uma maneira especial. Para isso, me inspirei na gincana que a professora Raiane Raatz realizou com os alunos dela ano passado. No total, serão nove desafios.
Para realizar as Olimpíadas, tenho utilizado como sala de aula virtual a plataforma Flipgrid (flipgrid.com), que funciona como uma rede social educacional. Nela, posto um vídeo com as instruções do desafio e os alunos fazem o mesmo com as respostas. Os alunos podem ver os vídeos uns dos outros e interagir curtindo os vídeos e fazendo comentários. Os vídeos são gravados na própria plataforma (disponível em website no navegador do computador e em aplicativo para dispositivos móveis), e os alunos podem adicionar filtros, adesivos, imagens, molduras, etc. Uma vantagem é que os vídeos ficam salvos na nuvem, então não enchem a memória do celular de ninguém!
Além disso, criei no Google Docs um quadro de medalhas! Fiz as medalhas no Canva e, ao passar para o Google Docs, tirei a cor para as deixar preto e branco. À medida que os alunos completam as atividades, coloco as cores de volta na medalha que conquistaram. Os alunos ficam na expectativa tentando adivinhar qual será o próximo desafio baseado no desenho que escolhi para as medalhas! Quem completar todas as atividades receberá um prêmio no final do semestre.
Além de serem atividades descontraídas e que permitem a interação dos alunos e o envolvimento dos pais num momento em que estamos apenas com aulas online, elas cumprem também um papel didático, pois os alunos aprendem sobre diferentes compositoras e conhecem o repertório e desenvolvem a performance musical. Os alunos e pais tem gostado muito e eu também tenho me divertido! Fica aí uma dica para promover a interação entre os alunos e incentivar a participação deles e da família em atividades musicais!