O compositor Camille Stamaty nasceu em Roma em 1811 e faleceu em 1870. Seu pai era grego e sua mãe, francesa. Com a morte de seu pai em 1818, a família voltou para a França. Apesar de hoje ter caído em esquecimento, ele foi um dos professores de piano mais proeminentes do século XIX e teve como alunos Louis Gottschalk e Camille Saint-Saëns, por exemplo. Ele foi aluno de Friedrich Kalkbrenner e compôs diversos estudos para piano, pequenas peças, sonatas, música de câmara e um concerto para piano. Inicialmente, sua família não apoiava sua carreira como músico. Ele não iniciou seus estudos musicais muito pequeno e, até os 14 anos, não tinha um piano. Em 1832, Kalkbrenner o convidou para ser seu aluno e assistente. Ele também estudou teoria com Anton Reicha e Felix Mendelssohn. Entre 1835 e 1870, ele foi o professor de piano mais procurado em Paris.
Sua coleção “Chant et Mécanisme” é dividida em três volumes, op. 37, 38, e 39, sendo respectivamente: 25 Estudos Fáceis, 20 Estudos de Dificuldade Moderada e 24 Estudos de Aperfeiçoamento. Todos estão disponíveis gratuitamente no IMSLP. Neste post, vou focar no op. 37, por ser o mais acessível dos três volumes e por ser dedicado a alunos com mãos pequenas. Apesar de terem sido publicados como “estudos fáceis,” essas peças são de nível pré-intermediário e intermediário, podendo ser executados por alunos que já estão tocando peças do Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach e Sonatinas de Clementi, por exemplo.
As peças são realmente confortáveis para alunos de mãos pequenas, não apresentando acordes muito grandes ou oitavas em bloco. Todas as peças possuem título, seja ele relativo à técnica trabalhada (“L’ arpége,” por exemplo) ou um nome mais criativo, aludindo ao caráter ou estilo da obra (“Ballade,” por exemplo). Da mesma forma, há peças que se parecem mais com puros exercícios técnicos, como “Les Cinq Notes,” e outros mais musicais, como “Fanfare.” Cada uma foca em exercitar uma habilidade específica e há peças com foco na mão direita, outras na mão esquerda e outras em ambas, com alternância entre a mão que trabalha a técnica proposta. Um fato interessante, é que Stamaty não se preocupa apenas com agilidade ou aspectos mecânicos, há peças para se trabalhar timbres e expressividade, como “Étude Chantante” e “Le Violoncelo,” peças para treinar diferentes articulações, como “Coulés et Détachés,” e “Le Staccato,” e peças para trabalhar a interação entre diferentes vozes, como “Leçon de Solfége,” e “La Convalescence.” Há também peças em diferentes andamentos, desde Andante con espressione a Allegro. As peças são curtas, tendo apenas uma ou duas páginas, mas são efetivas em seu objetivo.
Apesar de pouco conhecida, esta coleção pode ser um bom recurso para diversificar o repertório de estudos dos alunos e vale à pena ser explorada. A partitura pode ser baixada no link: https://ks4.imslp.net/files/imglnks/usimg/9/9e/IMSLP556148-PMLP99529-Stamaty_-_Chant_et_m%C3%A9canisme_-_Livre_1_-_Op37_-_pf-BNF.pdf
Hoje, fico por aqui. Até a próxima!