Você conhece aquela brincadeira onde um participante coloca uma carta na testa e, a partir de dicas dos outros participantes, ele tem de descobrir o que está escrito na carta? Hoje vou dar a dica de como utilizá-la em aulas de música para misturar um pouco de diversão com o aprendizado!
Número de Participantes: Para essa brincadeira são necessários pelo menos duas pessoas, mas não há um limite máximo de participantes.
Materiais: O professor precisará confeccionar cartões com os termos que pretende reforçar com os alunos. Podem ser, por exemplo, indicações de andamento, dinâmicas, indicações de expressividade, nome de compositores, etc..
Como jogar: Cada participante pega uma carta, sem olhar o que está escrito nela, e segura na sua testa, com o escrito a vista para os outros. Sorteia-se quem será o primeiro participante a adivinhar a sua carta e quem será o primeiro a dar a dica para o colega adivinhar a palavra. É melhor não usar descrições verbais quando estiver dando dicas para estimular a expressão corporal/musical dos alunos. Eles podem fazer mímicas, tocar, emitir sons, etc. Se o aluno não adivinhar de primeira, o próximo participante dará uma nova dica, e assim por diante até o termo ser descoberto. Se você tiver uma turma com muitos alunos, pode dividi-los em grupos menores e estabelecer um tempo máximo para cada termo ser adivinhado. Nesse caso, pode-se também tornar a brincadeira competitiva: o grupo que descobrir mais termos no tempo total da brincadeira estabelecido pelo professor vence.
Essa é uma maneira divertida de rever termos musicais e explorar a criatividade dos alunos. Espero que tenham gostado! Até mais!