Olá, pessoal! No post de hoje, trago uma breve comparação entre duas coleções da família Bastien: a mais antiga, da década de 80, Bastien Piano Básico (Piano Basics), feita por James Bastien, e a mais recente, lançada em 2016, Bastein New Traditions, feita por sua esposa Jane e suas filhas Lisa e Lori. Da coleção Piano Básico, vou abordar a série para principiantes pequenos, Elementar A e B, e o livro Primer do Piano Basics. Da série New Traditions, falarei sobre o Primer A e o Primer B.
Idade dos iniciantes: Enquanto os níveis Elementar A e B foram pensados para iniciantes a partir de 5 anos, o Primer do Piano Basics foi desenvolvido para crianças a partir de 7 anos, e os Primer A e B do New Traditions são dedicados a iniciantes a partir dos 6 anos.
Ilustrações: Todos as três séries apresentam ilustrações grandes e coloridas. No entanto, nos materiais mais antigos, elas ocupam grande parte das páginas, deixando a visão um pouco “poluída,” o que pode causar distrações no aluno. Já no New Traditions, as ilustrações, apesar de grandes, não interferem tanto na partitura. As ilustrações possuem traços e cores mais delicados, em aquarela. Eu as acho lindas! Mas, não se pode negar, que também podem causar distrações.
Materiais de apoio: O Bastien New Traditions é “all in one,” ou seja, contém lições, teoria, técnica e performance em apenas um volume. O Bastien para iniciantes pequenos possui um livro de lições e um para técnica e teoria. O Bastien Basics Primer possui um livro de lições, um de teoria, um de técnica, um de performance e um de leitura à primeira vista. Além disso, a série antiga possui os acompanhamentos em CDs, enquanto a nova vem com um código de acesso para o Interactive Practice Studio, onde estão as gravações, acompanhamentos e funcionalidades extras.
Letras e acompanhamentos: A maioria das peças em todos os livros contém letra. No entanto, os acompanhamentos são mais frequentes no New Traditions. Apesar de simples, eles garantem uma sonoridade mais cheia e interessante às peças.
Abordagem de introdução à leitura: O New Traditions Primer A utiliza apenas a notação fora do pentagrama. Primeiramente, as peças estão nas teclas pretas, e depois, apenas nas teclas brancas. Neste livro, os alunos tocam com as mãos em diversas posições, incluindo o pentacorde de dó maior e a posição de dó central. As peças em teclas brancas possuem os nomes das notas (em inglês) dentro delas. O Primer B introduz a leitura no pentagrama e, segundo as autoras, pode ser utilizado como sequência ao Primer A ou como método de entrada. Como método de entrada, recomendo que o aluno já tenha tido alguma experiência em aulas de musicalização ou que o professor faça uma preparação antes de iniciar este livro, pois, já nas primeiras páginas, muitos conceitos são apresentados de uma só vez. Nele, é utilizada a abordagem de leitura começando pelo “Dó Central” e pela clave de sol. Uma nota é introduzida de cada vez. A posição do pentacorde de dó maior é apresentado apenas ao final do livro. Os intervalos de segundas e terças também são apresentados. Os livro A para iniciantes pequenos também inicia nas teclas pretas, mais possui apenas duas pecinhas nesta posição e depois já passa para as teclas brancas. A leitura de notas no pentagrama se inicia pelo Dó central ainda no livro Elementar A. Mesmo as peças de pré-leitura dão preferência a esta posição. No segundo livro, os alunos aprendem as posições dos pentacordes de dó e sol, os intervalos de segundas a quintas e também sustenidos e bemóis. O Primer da série Piano Basics também inicia com a leitura fora do pentagrama nas teclas pretas (e tem mais peças nas teclas pretas que a versão para iniciantes pequenos). Ao contrário das outras duas séries, ele dá preferência para o pentacorde de dó desde o início e a abordagem de leitura utilizada é a das múltiplas tonalidades. Os alunos tocam nas posições de dó, sol, e dó central, aprendem os intervalos de segundas a quintas e também sustenidos e bemóis.
Exploração do teclado: apenas a série New Traditions parece se preocupar com esse aspecto. No Primer A, ela possui peças que sobem e descem no teclado e utiliza o símbolo de oitava. Nas outras duas coleções, os alunos ficam mais presos à uma localização e cabe ao professor explorar outros registros.
Abordagem técnica: as peças de todos os livros põem bastante foco na independência dos dedos. No entanto, no método mais moderno, New Traditions, o desenvolvimento técnico é mais gradual, iniciando com peças que utilizam apenas o dedo 2, e, depois, clusters, antes de iniciar o trabalho com todos os dedos.
Peças: todos os livros apresentam peças interessantes e que soam familiares. Elas também se mantém em sonoridades tradicionais. O New Traditions (tanto o Primer A quanto o B) foca em melodias alternadas ou divididas entre as mãos. Em algumas peças há a utilização do pedal sustentado por toda a música. Já nas outras duas séries, há também peças com melodia e acompanhamento. No Bastien Basics há inclusive a introdução de acordes em estado fundamental. Nelas, não há peças com pedal.
Ritmo: No New Traditions, os alunos aprendem os compassos 2/4, 3/4 e 4/4 e as figuras: semínimas, mínimas, mínimas pontuadas, semibreve e suas respectivas pausas. Além dessas figuras, as outras duas séries também apresentam colcheias.
Articulações: As séries mais antigas exploram non-legato, legato e staccato, enquanto a New Traditions se mantém com o toque non-legato no Primer A e no Primer B.
Dinâmicas: No New Traditions, as dinâmicas de p, mp, mf, f são apresentadas já no Primer A. No método para iniciantes pequenos, apenas piano e forte são introduzidos e isso só acontece no Elementar B. No Piano Basics, piano e forte também são as únicas nuances apresentadas.
Reforço de cada lição e abrangência: todos os livros se preocupam em reforçar e revisar os conceitos e habilidades apresentados. No entanto, os livros da década de 80 movem a um ritmo muito mais rápido e suas peças finais são mais difíceis do que as do New Tradition Primer B. Considero, inclusive, que uma criança de cinco anos teria algumas dificuldades em seguir o método para iniciantes pequenos e precisaria de mais peças complementares. O Bastien Basics Primer também é mais indicado para alunos mais dedicados. Já o New Traditions tem um ritmo mais lento e gradual, sendo uma boa opção para alunos que precisam de mais reforço e um ritmo mais tranquilo. Os métodos da família Bastien oferecem várias opções para diferentes tipos de alunos. O New Traditions foi pensado para ter um ensino mais integrado e gradual, atendendo a alunos sem muito tempo para praticar, mas ainda assim, trabalhando os diversos aspectos técnicos e musicais. Os métodos da série Piano Básico tem um ritmo mais rápido, comum aos materiais mais antigos, e os alunos podem precisar de algum reforço. Em qualquer um deles, sugiro que o professor utilize materiais que explorem regiões diferentes do teclado e diferentes posicionamentos das mãos. Espero que esta resenha tenha os ajudado a conhecer algumas das principais características de cada série, além de suas diferenças e semelhanças. Todos estes livros estão disponíveis no Brasil.
Caso tenham alguma pergunta, ficarei feliz de responder! Deixo aqui também um breve documentário sobre Jane Bastien (em inglês), que vale à pena assistir para conhecer melhor sua maneira de ensino! https://www.youtube.com/watch?v=NWTDvj_-rek&t=11s Até a próxima!