Olá Pessoal! Hoje irei fazer uma comparação entre dois métodos da editora Alfred, o Alfred’s Basic Piano Piano Course e o Alfred’s Premier Piano Course. Irei comparar o “Lesson Book” nível 1A e espero que este post te ajude a conhecer melhor os métodos e a escolher a melhor opção para seus alunos!
Alfred’s Basic Piano Course é um método mais antigo que o Alfred’s Premier. Ambos começam de maneira similar, utilizando a leitura fora do pentagrama e as teclas pretas. No entanto, enquanto no Alfred’s Basic o aluno aprende em apenas quatro peças sobre semínima, mínima, semibreve e compassos, no Alfred’s Premier o aluno tocará apenas semínimas e sua pausa nas primeiras quatro músicas. Portanto, o aluno talvez precise de suplemento para reforçar pulsação e ritmo se utilizar o Alfred’s Basic. O Alfred’s Premier também foca mais na movimentação pela extensão do teclado nesse início. Nos dois métodos, dinâmicas são introduzidas no início, o que é bom para já despertar a sensibilidade auditiva do aluno. O Alfred’s Premier já introduz o pedal (sustentado pela peça inteira) na página 17, o que também é bom para o aluno começar conhecer todos os recursos do piano e a variedade sonora que o instrumento oferece.
As teclas brancas e o nome das notas musicais são introduzimos mais ou menos no mesmo ponto nos dois livros. No entanto, enquanto o Alfred’s Premier novamente foca na movimentação de uma mão pelo teclado, o Alfred Basic utiliza a posição do Dó Central. O Alfred’s Premier também foca mais na localização das teclas brancas através da topografia das teclas pretas, enquanto o Alfred’s Basic se fixa em posições. O pentagrama é introduzido mais cedo no Alfred’s Basic e este método introduz primeiramente a clave de fá e apresenta de uma só vez todas as notas da posição de Dó maior (tendo o Fá da quarta linha como referência). Na clave de sol, as notas da posição de dó maior também são introduzidas de uma só vez. No Alfred’s Premier, a primeira nota a ser apresentada é o dó central nas duas mãos. Logo após, é apresentado o Fá da clave de fá e, após algum reforço, o Sol da clave de sol. Essas notas de referência são bastante trabalhadas. As outras notas são apresentadas com base na sua relação com essas notas de referência, e também enfatiza a leitura intervalar (se a nota move uma segunda, ou salta). O Alfred’s Premier apresenta as notas mais lentamente e com bastante reforço (método de leitura eclético) . Já no Alfred’s Basic, as notas são apresentadas em grupos, ou posições (método de leitura multi key).
O Alfred’s Basic introduz legato e staccato no livro 1A, o que não ocorre no primeiro livro do Alfred’s Premier, que foca no toque non-legato. Além disso, o Alfred’s Basic também apresenta intervalos harmônicos e melódicos até o intervalo de quinta e acidentes.Com relação à apresentação das peças nas páginas, em ambos os livros a partitura é clara, os desenhos são interessantes, se relacionam às peças e não causam muita distração (apesar de que alguns desenhos do Alfred’s Basic são bem grandes e podem desviar a atenção do aluno com maior facilidade). Há mais peças com acompanhamento no Alfred’s Premier do que no Basic, e os acompanhamentos são mais interessantes, adicionando sonoridades diferentes às peças simples. O Alfred’s Premier também inclui exercícios curtos de ritmo e de leitura à primeira vista, além de dicas de estudo/performance, técnica e informações sobre compositores. Também foca na identificação de padrões rítmicos e não apenas em figuras isoladas. Ambos os livros desenvolvem bem as duas mãos.
Estes são os conceitos abordados em cada livro:
- Alfred’s Basic:
- Rítmo: semínima, mínima, semibreve, compasso quaternário e ternário, mínima pontuada, ligadura, pausa de semínima, semibreve e mínima, anacruse.
- Leitura: posição de dó maior, sol maior e sol menor, acidentes (dó sustenido e si bemol), intervalos melódios e harmônicos (até o intervalo de quinta).
- Articulações: non-legato, legato, legato de duas notas, staccatto
- Dinâmicas: piano, forte, mezzoforte, crescendo, diminuendo.
- Alfred’s Premier:
- Rítmo: semínima, pausa de semínima, mínima, semibreve, compasso quaternário e ternário, pausa de semibreve e mínima, mínima pontuada.
- Leitura: leitura baseada em notas de referência e intervalos, notas das posições de dó central e dó maior.
- Articulações: non-legato
- Dinâmicas: piano, forte e mezzo forte.
Conclusão: Alfred’s Basic abrange mais conceitos e é tecnicamente mais difícil do que Alfred’s Premier. Ele também move mais rápido e possui menos reforço das habilidades e conceitos apresentados. Além disso, utiliza o método de leitura “multi-key.” Já o Alfred’s Premier move de maneira mais gradual, e com mais reforço. O método de leitura é eclético, utilizando abordagens misturadas dos métodos dó central, “multi-key” e intervalar, e o estudante fica menos “preso” em uma só posição do que no Alfred’s Basic. Os acompanhamentos do Alfred’s Premier possuem diferentes estilos, enriquecendo a experiência musical do aluno (e também é possível comprar o áudio dos acompanhamentos orquestrados!). Vou confessar que o Alfred’s Premier é um dos meu métodos preferidos e tenho tido sucesso com meus alunos. Ele move a um passo bom e as peças são interessantes. Acho o método Alfred’s Basic mais apropriado para alunos não muito novos (a partir de 8 ou 9 anos), ou mais dedicados, que já tem uma maior coordenação entre as mãos e independência de dedos, pois eles irão tocar várias articulações e intervalos harmônicos. Já o Alfred’s Premier funciona melhor para alunos mais novos (a partir dos 6 anos), por ser mais sistemático e permitir um desenvolvimento técnico mais gradual e natural. Acho importante em ambos complementar com atividades criativas como improvisação, composição e transposição.
Essa foi uma comparação sucinta dos dois métodos, mas espero que este post tenha lhe ajudado a conhecer melhor esses materiais! Até breve!