Olá, professores! Este ano, 2025, celebramos 175 anos de nascimento de Leopoldo Miguez, compositor, regente, violinista e professor brasileiro nascido em Niterói. E, no post de hoje, vou abordar um pouco de suas composições didáticas para piano. Mas, primeiro, vou falar um pouco de sua biografia.
Nascido em Niterói em 1850, aos dois anos, Leopoldo mudou-se para a Espanha, terra natal de seu pai e, aos sete, para Portugal, onde iniciou seus estudos musicais. Retornou ao Brasil aos 21 anos e, seis anos depois, casou-se com a pianista Alice Dantas. Ele se associou ao pianista Arthur Napoleão na empresa de piano e música Arthur Napoleão e Miguez, que se tornou uma empresa de grande importância na época. Aos 32 anos, viajou para a Europa, onde teve contato com o romantismo. Dois anos depois, retornou ao Brasil e passou a divulgar o romantismo europeu. Ele se tornou pioneiro na composição brasileira do “movimento romântico,” e divulgador do estilo de Richard Wagner no Brasil. Compôs peças em estilo europeu para piano ou orquestra, sonatas, sonatinas, música de câmara e lieder. Em sua música, não são notados traços de ritmos folclóricos ou regionais.
Entre suas peças acessíveis aos alunos de piano, figuram Bluettes, op. 31 (sub-titulada “ Álbum para a Juventude”), 12 Peças Características (publicadas postumamente) e A Ronda Infantil, op. 32. As duas primeiras coleções possuem peças de nível pré-intermediário e intermediário. Já a terceira é voltada aos pianistas de nível intermediário. Você pode acessar o link para baixar as partituras clicando do título das coleções.
- Bluettes (Álbum para a Juventude): contém 10 pequenas peças características de até duas páginas e muitas podem ser alternativas a peças do Álbum para a Juventude de Schumann, como Ingênia (Melodia), Pequena Marcha Militar e Coro, que podem “substituir” as peças com título semelhante do compositor Alemão. As peças tem andamentos e caracteres variados e predominância de tonalidades com poucos acidentes.
- Ingênua (Melodia): possui uma melodia em legato na mão direita com um acompanhamento em semínimas contínuas na mão esquerda que, por vezes, executa padrões semelhantes so baixo d’Alberti ou que precisam de movimento de rotação. Boa para trabalhar o fraseado e o equilíbrio entre as mãos. As duas mãos estão na clave de sol.
- Pequena Marcha Militar: assim como a Marcha do Soldado de Schumann, trabalha a leitura de acordes separados entre as mãos, a habilidade de timbrar as notas superiores dos acordes, o toque staccato e o ritmo pontuado.
- Saltitante: peça rápida que trabalha acordes em blocos e arpejados na mão esquerda, staccatos, coordenação com notas alternadas entre as mãos e também trechos com articulações diferentes em cada mão. Possui mudanças de clave.
- Lamentação da Orphãsinha: peça expressiva em compasso 2/2. Possui bastante alternância de articulações e articulações diferentes em cada mão. A melodia deve ser bem expressiva. Trabalha o equilíbrio entre as vozes. Também possui mudanças de clave.
- Côro: peça em quatro vozes. Trabalha o pedal e a habilidade de cantar diferentes vozes. Toda em legato.
- Passeio: peça em quatro vozes. Trabalha articulações variadas, mudanças de clave, amplitude de dinâmicas e a habilidade de cantar uma voz sobre as outras.
- Teteia: uma valsinha graciosa. Utiliza mudanças de claves, ornamentos e tem uma melodia expressiva. Trabalha o equilíbrio entre baixos e acordes e entre mão direita e mão esquerda. Faz uso do pedal una corda. Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=vCzaafgxpKY
- Carinho: expressiva com uma melodia legato e cantabile sobre um acompanhamento de padrão arpejado. Possui mudanças de clave, trabalha o pedal e a exresssividade. É a peça com mais acidentes na armadura de clave (lá maior). Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zr88-gMjcBU
- Boa acôlhida: peça movida, possui alternâncias de articulações, amplitude de dinâmicas e arpejos em colcheias na mão direita.
- Marha Grave: possui colcheias duplamente pontuadas e colcheias com apenas um ponto. Se mantém em dinâmicas suaves. Trabalha a leitura de acordes e habilidade de timbrá-los.
- 12 Peças Características:. São 12 peças curtas, a maioria com duas páginas (apenas Folguedo possui quatro páginas). As peças tem até quatro sustenidos na armadura de clave e são variadas em caracteres e andamentos. Algumas tem títulos que remetem ao universo infantil. Algumas sugestões de peças:
- Travessura: peça rápida, possui mudanças de clave na mão esquerda, padrões alternados entre as mãos e notas pontuadas. Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mLMy_Sbm_iI
- Pezar: peça em compasso 6/8 e tonalidade de fá sustenido menor. A parte A possui semínimas e colcheias pontuadas e textura em quatro vozes. A parte B possui arpejos em semicolcheias e duas oitavas de extensão na mão esquerda. Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=XG-zaMzGgUM
- A’ Tardinha: peça lenta com textura em quatro vozes. Dinâmicas vão do ppp ao f. Trabalha a habilidade de timbrar vozes e o pedal. Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Dpu8gpDiAxg
- A Ronda Infantil: dez peças entre duas e três páginas para alunos de nível intermediário. Contém peças em tonalidades com até quatro sustenidos ou bemóis. Tem andamentos e caracteres variados e as peças possuem mais demandas técnicas e musicais que as das outras duas coleções apresentadas aqui. Algumas sugestões de peças:
- Árabe: boa opção de peça para trabalhar a leitura de acidentes, a movimentação da mão esquerda, o pedal e o toque staccato.
- Queixume: peça rápida com padrões arpejados na mão direita com a melodia na primeira nota de cada grupo, que deve ser sustentada e cantada. Boa para trabalhar a habilidade de timbrar vozes, o fraseado, a movimentação pelo piano e o pedal.
- Estudo: peça em lá bemol maior em andamento vivace com padrões arpejados que passam de uma mão para a outra (semelhante ao Pequeno Estudo de Schumann, porém mais difícil). Boa para trabalhar agilidade nos acordes arpejados, movimentação pelo teclado e pedal.
- Prelúdio: peça rápida em mi-bemol maior com a melodia em notas longas na mão esquerda e arpejos em semicolcheias na mão direita. Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ub5Z59y9eAc
Vocês já conheciam essas coleções de Leopoldo Miguez? O que acharam? Acho que várias podem ser incorporadas ao repertório de nossos alunos. Você pode até fazer um recital temático em homenagem aos 175 anos do compositor! Por hoje, fico por aqui. Até a próxima!