Olá, pessoal! No post de hoje, trago uma dica de tecnologia que pode auxiliar nas aulas online síncronas e assíncronas e, até mesmo, em aulas presenciais. No post sobre as Olimpíadas de Piano, mencionei brevemente o site/aplicativo Flipgrid e, hoje, vou abordar esse recurso um pouco mais detalhadamente.
Flipgrid é uma plataforma gratuita desenvolvida pela Microsoft que permite o engajamento entre professor e alunos e entre alunos entre si através de vídeos curtos. O professor posta tópicos, ou tarefas, e os alunos gravam vídeos na própria plataforma ou os importam rapidamente de seu dispositivo. Alunos e professores podem curtir e comentar (com palavras, emojis, ou vídeos) os vídeos uns dos outros. Professores podem também enviar feedback escrito ou em vídeo e notas para cada aluno individualmente. A plataforma é muito simples e prática de usar. Professores precisam acessar pelo navegador, mas alunos podem interagir pelo aplicativo.
Mas, como podemos utilizar o Flipgrid nas aulas de piano?Venho utilizando o Flipgrid com meus alunos desde o ano passado e tem sido muito útil para o acompanhamento entre as aulas. Nele, posto as tarefas da semana, lembretes de estudo, vídeos de apoio e acompanhamentos. Além de acessarem todo esse conteúdo, os alunos podem me enviar vídeos para acompanhamento extraclasse. Como mencionei no post de maio, também o utilizo para promover a interação entre os alunos através das Olimpíadas de Piano (leia aqui). Ao utilizar o Flipgrid para aulas ou atividades em grupo, o professor mantém as anotações e materiais de apoio organizados e os alunos podem interagir entre si fora da sala de aula de maneira divertida.
Como funciona o Flipgrid?Primeiramente, o professor deve criar uma conta gratuita. Depois, é preciso criar um Grupo, que é a sua turma ou seu aluno particular. Ao criar um grupo, você escolhe como os alunos poderão acessá-lo (email de instituições, nomes de usuário ou através do Google Classroom). Eu utilizo os nomes de usuários e crio um para cada aluno, depois repasso as informações de acesso para eles. O próximo passo é compartilhar o link, QR code ou o Join Code com seus alunos para que eles possam acessar sua “sala de aula virtual.” Com esse primeiro passo pronto, você pode começar a criar os Tópicos, ou tarefas. Você pode gravar um vídeo explicativo ou fazer anotações. Dentro de um tópico, você pode incluir links para vídeos ou outros materiais, definir a duração dos vídeos-repostas e outras configurações. Com o tópico pronto, os alunos podem te enviar vídeos e ver/interagir com os vídeos dos colegas do Grupo. Os vídeos podem ser gravados e editados na própria plataforma de maneira muito rápida e simples. É possível inclusive adicionar adesivos, molduras e filtros e os alunos adoram esses recursos! Você, como professor, pode também gravar vídeos chamados Shorts e incluir os links nos Tópicos. É possível também compartilhar e baixar os vídeos dos alunos e, até mesmo, criar um compilado (Mixtapes)! Pode-se também enviar os vídeos dos Shorts para quem não utiliza a plataforma!
Eu adoro o Flipgrid, pois facilita muito a anotação das tarefas e a gravação e envio de vídeos para os alunos. Também é ótimo para receber vídeos dos alunos e fornecer um acompanhamento durante a semana. E isso sem comprometer a memória do celular, tablet, ou computador, pois tudo fica salvo online. Um ponto negativo é que não é possível enviar documentos em PDF, por exemplo. Você precisa primeiro armazená-lo na nuvem e depois incluir o link para ele. É importante notar que a plataforma está em inglês, mas é possível traduzi-la para português no Google Chrome. Vale à pena experimentar e eu pretendo continuar utilizando o Flipgrid mesmo nas aulas presenciais!
Para acessar:https://info.flipgrid.com/
Para saber mais sobre como utilizar:https://blog.flipgrid.com/gettingstarted