Olá, pessoal! Hoje trago uma dica de brincadeira para trabalhar a percepção rítmica e tornar a aula mais descontraída e divertida!
Número de Participantes: a partir de três.
Materiais: Para realizá-la, o professor precisará confeccionar cartas com sequências rítmicas (de um a quatro compassos, dependendo no nível de aprendizado dos alunos) e adereços (como óculos, anéis, colares, brincos, pulseiras e arquinhos de plástico, chapéus, cintos, etc). O professor deve ter uma lista de todas as sequências utilizadas.
Como Jogar: o professor deve distribuir entre uma e três cartas a cada participante (iniciantes podem usar apenas uma, e alunos mais avançados, três). O professor, então, realiza uma das sequências. Os alunos devem compará-la com a(s) sequência(s) que tem em mãos. O aluno que tiver a sequência executada pelo professor, deverá levantar a mão. Se a resposta estiver correta, o aluno escolhe uma das fantasias para usar pelo resto do jogo! Todos os alunos devem, em conjunto, executar o ritmo escrito na carta. Caso a resposta esteja errada, o professor pode executar a sequência mais uma vez para que os alunos tentem identificá-la. O jogo pode continuar até que todas as cartas terminem, ou a critério do professor.
Espero que tenham gostado da dica! Até mais!