Oi, pessoal! Hoje trago para vocês um arranjo simples que eu fiz da canção folclórica Boi da Cara Preta para ser tocado por alunos iniciantes. Pode ser usado nas primeiras aulas e pode ser tocado por dois ou mais alunos acompanhados do professor. Se forem apenas dois alunos, podem tocar no mesmo piano e o registro de cada parte deve ser escolhido de modo a ficar confortável para todos (alunos e professor). Se estiverem em mais de um instrumento, o registro também pode ser alterado para ajustar o balanço entre as vozes. As partes dos alunos são de igual dificuldade: enquanto um toca a melodia, o outro faz o acompanhamento e depois trocam. Ambas as partes foram escritas fora do pentagrama. Podem ser ensinadas por imitação ou leitura. A melodia trabalha a independência dos dedos e o acompanhamento o movimento amplo dos braços. Os alunos podem começar aprendendo primeiro o acompanhamento, onde utilizarão apenas duas notas diferentes: dó e ré, e as mãos estarão distanciadas por uma oitava. Não é necessário que eles aprendam a peça toda de uma vez, ela pode ser trabalhada ao longo de várias aulas! Aqui tenho algumas sugestões de como abordá-la, e como disse, cada etapa pode durar mais de uma aula:
1) Comece por ensinar os alunos a cantar a melodia de maneira afinada com a letra da música. O professor pode tocá-la no piano para auxiliá-los. Enquanto cantam, eles podem andar do ritmo da música ou fazer movimentos com os braços para sentir a pulsação e o ritmo.
2) Ensine-os a tocar o acompanhamento. Primeiro, pratique apenas a mudança de posição de dó para ré (essas notas podem ser tocadas com o dedo 2 como sugeri na partitura ou o dedo 3. Em ambos os casos, o polegar pode ser usado como suporte da primeira falange para ajudar a manter a forma da mão e evitar que o dedo colapse). Após praticar a mudança de posição, ensine-os a tocar essa parte lembrando de movimentar os braços e tocar com o peso dele, mantendo o pulso flexível. Depois, eles podem tentar cantar a melodia enquanto tocam o acompanhamento.
3) Caso os alunos já saibam o nome das notas, ensine-os a cantar a melodia utilizando o nome delas e faça os mesmos paços da etapa 1. Senão, podem dizer o dedilhado. O professor pode também tocar o acompanhamento dos alunos juntamente com o canto deles, para que eles comecem a entender a estrutura da peça.
4) Na hora de ensinar a tocar a melodia, o professor pode demostrá-la e ensiná-la por imitação, utilizando a partitura fora do pentagrama apenas como lembrete. Ou então, pode utilizar diretamente a partitura (não é necessário que os alunos saibam os nomes das notas). Ao ensinar pela partitura, sempre introduza cada etapa separadamente: peça-os para bater e contar o ritmo com palmas, depois com a mão que tocará cada nota, apenas movimentar os dedos e dizer o dedilhado (tocar em uma mesa, por exemplo), depois tocar e contar, etc….
5) Na hora de por as partes juntas, faça em pequenas etapas. Os alunos podem contar em voz alta e também cantar a letra da melodia para ajudá-los a manter o pulso. O professor pode tocar seu acompanhamento separadamente com cada parte antes de juntar todo mundo.
Espero que tenham gostado e utilizem com seus alunos! Se utilizarem, ficarei muito feliz de ver um vídeo deles!
O download da partitura está na aba Downloads ou pelo link abaixo:
Pingback: Partitura Grátis! Atirei o Pau no Gato – Pianolândia