Olá pessoal! Você com certeza conhece a brincadeira Morto-Vivo, não é? Se não conhece, é muito simples! Quando o líder diz “Morto!,” as crianças agacham. Quando diz “Vivo!,” elas levantam rapidamente. Quanto mais rápido o líder dá o comando, mais difícil fica. Quem errar, sai da brincadeira, e quem vencer é o novo líder.
Bom, você já pensou em utilizar essa brincadeira em aulas de piano em grupo? Ela pode ser utilizada para reforçar vários conceitos, especialmente o treinamento auditivo, e ainda ajuda os alunos a gastarem um pouco de energia! Por exemplo, o professor começa sendo o líder e toca sons graves (morto), e sons agudos (vivo). Então, quando ouvem um som grave, os alunos agacham, e quando ouvem um som agudo, os alunos levantam!
Pode também ser feito com dinâmicas: piano (morto), forte (vivo); notas sucessivas (morto) e saltos (vivo); legato (morto) e staccato (vivo); acordes: tônica (morto), dominante com sétima (vivo), etc. No caso de acordes, o professor pode improvisar sobre o acorde de tônica e, quando chegar na dominante, os alunos levantam.
Espero que tenham gostado da dica! Até mais!
Muito boas todas as dicas!!
Obrigada, Gabriela!